Pão Caseiro Fofinho

O pão caseiro é a opção perfeita para quem quer reduzir o consumo de alimentos superprocessados. Para fazer um bom pão caseiro, é muito importante deixar a massa descansar um pouco e sová-la bem. Aprenda o passo a passo completo aqui no CyberCook!

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Pão Caseiro Fofinho

Foto: Dione Ines da Silva Neves

1/3

Foto: Milton M Mendes

2/3

Foto: Audrey Iamazaki

3/3

Preparo

1h51

Porções

20

Calorias*

234,76kcal

Valor por porção

R$ 0,37

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Primeiro, faça a esponja: em uma bacia média de plástico, coloque o fermento, o açúcar, o sal, 6 colheres de farinha de trigo e o leite morno(ou água morna), misture com uma colher, formando um mingau ralo (já se formam bolinhas de ar é o sinal que o pão irá crescer).

  • 2. Deixar esta esnponja crescer por 30 minutos em local sem vento (sugestão: dentro do forno desligado).

  • 3. Junte à esponja depois de crescida, os ovos, a margarina, o óleo, misturar bem e depois acrescentar o restante da farinha de trigo, misturar amassando bem até que fique uma massa homogênea, soltando das mãos, (se necessário coloque farinha nas mãos para soltar) e deixe crescer mais 30 minutos.

  • 4. Polvilhe um pouco de farinha sobre a pia ou mesa, divida a massa em 2, abra bem, uma de cada vez, com um rolo de macarrão, formando retângulos.

  • 5. Enrole como se fossem rocamboles e coloque dentro das 2 formas para pão, não é preciso untar.

  • 6. Faça 1 bolinha e coloque num copo com água, quando subir é sinal que o pão já cresceu e pode ser colocado no forno médio 150°c.

  • 7. Assar até que fique com a casca dourada.

Dicas

  • 1. O leite (ou a água) não pode estar muito quente senão queimam o fermento nem muito frio, senão o pão não cresce.

  • 2. Para que solte da forma é preciso deixar esfriar um pouco ou se quiser comer quentinho corte dentro da forma mesmo e mais tarde desenforme! fica muito fofinho, bom apetite!

Dicas

Utensílios necessários: 2 formas para pão (27x11cm)

Comentários

5

12 avaliações

gecira silva06/02/2016

O forno pode ser mais quente um pouco.?

gecira silva06/02/2016

O forno tem q ser a 150 graus mesmo? Meu forno está a duzentos.....

RoneiOu18/01/2016

Estou fazendo essa receita agora... ansiosa pra ver o resultado!

FABIANA30/10/2014

ESSE PÃO DÁ PARA CONGELAR?

CyberCook30/10/2014

Oi Fabiana! Dá sim, você pode congelar a massa crua embalada individualmente com um filme plástico, por exemplo, ou pré-assar a massa e depois terminar de assar quando for consumir. Abraços, Equipe CyberCook

Marcia25/12/2013

Maravilhoso, facil de fazer e ficou muito fofinho !!!

Allan Bomfim18/10/2013

Eu fiz, ficaram bem fofinhos. Dá p colocar mais açucar na receita?

Amanda Posenatto16/05/2013

Fiz na 2a feira à tarde e na 4a feira jà não tinha sobrado mais nada!!! Foram 3 pães lindos e perfumados, com a casquinha dourada e o miolo fofissimo! Mesmo depois de frio ele mantem a umidade e a maciez. Perfeito, inclusive para fatiar fininho e montar sanduiches com frios,

Amanda Posenatto13/05/2013

Estou novamente preparando essa receita maravilhosa! Já sovei tudo e ela já está crescendo. Assim que tirar do forno venho postar o resultado.

Amanda Posenatto22/11/2012

Essa receita é excelente!!! Preparei ontem, que foi feriado aqui em Natal/RN. Renderam 4 pães grandes - dois eu deixei simples, e os outros dois modelei como tranças. Após assadas, cobri com leite condensado e coco seco ralado. Maravilhosos! A massa ficou hiper macia e o sabor é delicioso! Fiz duas modificações: usei 2 envelopes de fermento biológico seco pois sempre tive dificuldade com o crescimento de massa de pão e acrescentei, além dos ingredientes sugeridos, 5 colheres de sopa de leite em pó. Vai virar o "pão oficial" de casa! Obrigada por compartilhar conosco uma receita tão boa!

matinha 21/02/2011

esse pão é ótimo. aprovado