Receita de Pão Caseiro - Leve e Fofinho

A receita de pão caseiro pode render até 50 porções. Feita à base de farinha de trigo, ovos e óleo de soja, o pãozinho é ideal para o café da manhã ou da tarde. Confira o passo a passo completo da receita de pão caseiro que o CyberCook separou especialmente para você!

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Receita de Pão Caseiro - Leve e Fofinho

Foto: Tatiana Santos

1/4

Foto: Vera Lúcia Faria

2/4

Foto: Ju Genain

3/4

Foto: Ivone Tofoli

4/4

Preparo

1h30

Porções

20

Calorias*

258,09kcal

Valor por porção

R$ 0,61

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Bata no liquidificador o óleo, os ovos, o sal, o açúcar.

  • 2. Em uma vasilha, dissolva o fermento no leite morno e acrescente a mistura do liquidificador.

  • 3. Vá acrescentando a farinha aos poucos e sovando a massa.

  • 4. Modele os pães e coloque em uma forma untada com espaço entre os pães.

  • 5. Deixe crescer até dobrar o volume, de preferência em um local longe da luz e do vento.

  • 6. Pincele os pães com gema de ovo misturada com café coado.

  • 7. Leve pra assar em forno médio/alto pré aquecido até os pães ficarem bem dourados por cima.

Dicas do CyberCook

  • 1. A massa fica meia mole grudando nas mãos, quando for formar os pães vá polvilhando com farinha para não grudar nas mãos, assim a massa não fica pesada, o segredo dessa receita é saber acrescentar a farinha aos poucos.

  • 2. Esta receita é feita com fermento em tablete. Se for usar o fermento biológico seco, use 2 sachês de 10 gramas pois o fermento seco é 3 vezes mais potente que o fresco.

  • 3. Em qualquer preparação de pão fermentado, salvo a receita indique o contrário, quanto mais sovar o pão, melhor ele vai ficar, pois o desenvolvimento do glúten será maior causando uma melhora considerável no resultado da fermentação.

  • 4. O tempo de crescimento é fundamental e poderá variar de acordo com a temperatura do dia. Se estiver um dia mais frio vai demorar mais. O ideal é pelo menos 60 minutos.

  • 5. Se quiser o seu pão com uma casquinha mais crocante, coloque uma vasilha (que aguente a temperatura) dentro do forno com uns 2 dedos de água para gerar vapor enquanto assa o pão.

  • 6. Faça riscos, com no máximo 4 milímetros de profundidade, com uma faca muito afiada ou um estilete sobre o pão antes de assar. Além de deixar o pão mais bonito, ajuda na liberação dos vapores dos líquidos, fazendo uma pão mais leve no final.

Comentários

5

16 avaliações

Marlene M. Gelain16/10/2020

Marlene M. Gelain, adorei esta receita de Pão Caseiro, vou testa-lo, que Deus os Abençoe.

CyberCook16/10/2020

Oi Marlene! Esse pão é muito gostoso :) Quando fizer nos conte como ficou e envie uma foto para postarmos no site. Abraços!

veraci Street 07/05/2020

Ok, vou pesquisar e depois retorno. Obrigada!

veraci Street 06/05/2020

Pode me informar se dá para adaptar esta receita para a máquina de pão e como?

CyberCook07/05/2020

Oi Veraci, tudo bem? Esse pão não é próprio para o uso da Máquina e pode ficar com uma consistência diferente do esperado. Aqui temos receitas próprias para Máquina de Pão: https://cybercook.com.br/premium/busca?q=m%C3%A1quina+de+p%C3%A3o&is_premium=true&calorias=1&custo=1. Quando fizer nos conte como ficou, ok? Abraços.

Adriana Santana08/09/2018

Excelente pão, ficou um pão super macio, delicioso, minha casa está perfumada com o cheiro do pão, parabéns, vou fazer sempre!!!!

CyberCook11/09/2018

Olá Adriana, Que bom que gostou da receita! Você pode tirar uma foto do Pão e enviar para a receita! Ela será publicada no site e redes sociais para você compartilhar com seus amigos!

Arliane EGleiber03/11/2017

Todo final de semana quero fazer ..eu amei obrigada

Marcos V. Souto06/12/2018

Sério? Eu senti tanta dificuldade

CyberCook10/12/2018

Olá Marcos, Obrigada pelo contato (: Qual dificuldade você teve para fazer essa receita? Podemos te ajudar!